Como Aumentar as Vendas em Datas Comemorativas: Dia das Mães

Por Agatha Schmeiske

Durante as épocas de comemorações, os consumidores se preparam para irem às compras. Mas, e a sua loja? Você se programa antecipadamente para os dias que terá mais fluxo de consumidores? Se a resposta for não, saiba que está perdendo tempo e dinheiro!

Não se preocupe, vou lhe dar algumas instruções para você fazer a sua loja se destacar utilizando uma data importantíssima para o comércio: o dia das mães. Transmita sentimento nos produtos que você oferece, de forma que ultrapasse o simples presentear com um objeto.  

A comemoração do dia das mães tende a ser mais calorosa e afetiva, sendo assim, utilize desta ideia para começar a construir um ambiente favorável para as compras dos seus consumidores e futuros clientes.

Conheça as tendências de curto e longo prazo, e utilize a mesma linguagem de seus clientes, estas são questões essenciais para construir uma relação mais próxima, assim, eles se sentirão representados por você.

Decore sua loja eficientemente

vitrine é o rosto da sua loja, por isso, pense como a estão vendo e como você quer que a vejam! Ela precisa ser persuasiva, para instigar o desejo de seus consumidores e atrair novas pessoas. Então, elabore uma vitrine criativa, para isto, esteja disposto a inovar e investir um tempo.

Faça com que os transeuntes se encantem pelo o que você oferece, utilize os meios das compras por impulso para gerar e aumentar o interesse. Elabore formas para que seus produtos se destaquem ainda mais.

Use decorativos que vão realçar a personalidade da sua loja e os combine com produtos, mas deixe sempre um ambiente agradável, não deixe seus clientes confusos do que é decoração e o que é mercadoria.

Esta data é uma celebração mais amorosa, você pode utilizar flores, corações, texturas diferentes e cores marcantes, use uma mesclagem de diferentes tamanhos e os posicione em variadas alturas, mas lembre de não se permanecer na mesmice.

Crie um ambiente contextualizado dentro da sua loja também (não se esqueça que ambos possuam a mesma linguagem), e faça com que as pessoas percebam que seu produto é a melhor opção para presentear. Construa um ambiente visual e um atendimento personalizado, busque sempre ser criativo para conseguir relacionar a ideia do seu cliente com um produto que você oferece.

Prepare a sua equipe

Organize sua equipe para que utilizem formas de atendimento parecidas e usem uma mesma linguagem com os clientes, sua empresa precisa apresentar uma única imagem e todos devem estar de acordo com ela. Faça uma relação da estética de sua loja com um método de venda para seus colaboradores.

Contudo, para conseguir um bom resultado, seus funcionários precisam estar motivados, então, uma dica que eu te dou é planejar o modo de venda baseado nas maiores qualidades de cada um.

E também, você pode comissioná-los conforme seus trabalhos, de forma com o que eles também consigam resultados pessoais. “Mas como eu faço a comissão?”. Neste post sobre comissão, tem ótimos métodos para comissionar bem seus colaboradores.

Ofereça vale-presentes

Em datas comemorativas, algumas pessoas podem ficar indecisas em qual presente comprar, e neste momento, você pode oferecer um vale-presente. Isso também contribui na construção de valor, onde seus clientes confiam que na sua loja está o presente ideal.

Aproveite essa opção para fazer com que as pessoas voltem a sua loja, isso será mais uma oportunidade de encantar seus consumidores e mais pessoas se tornarem novos clientes.

Controle seu estoque

Em época com mais fluxo na sua loja, é essencial estar sob controle total de seu estoque, esteja ciente da quantidade de produtos, principalmente, os mais procurados. Onde, a demanda será maior, e toda a equipe precisa ter domínio da questão. Sendo assim, seus funcionários precisam ter autoridade no assunto, sendo que, eles também vão atender os pedidos dos clientes.

Se organize para o período de trocas

Após a época de muitas vendas, é comum a procura de troca de alguns presentes, sendo assim, esteja preparado para este momento. Mesmo que o fluxo de vendas tenha diminuído, sua loja precisa ter os mesmos requisitos de apresentação, a necessidade pode mudar, mas ela nunca termina.

Tenha um bom atendimento constantemente, neste momento de troca é a hora de encantar as mães. Então, não pense em apenas trocar a mercadoria, mas tenha em mente uma nova oportunidade de vender e construir relacionamentos.

Além de ter toda a preparação técnica, sua loja precisa ter um sistema especializado. A KeroModa é um software personalizado para o mercado de varejo de moda, de fácil uso e aprendizagem, combinado com a garantia de atendimento e suporte de qualidade!

O sistema é perfeito para tornar seu negócio um sucesso e destaque no mercado. O gerenciamento automático te ajuda na organização e acompanhamento em tempo real de vendas, entradas, saídas, estoque, trocas, fluxo de caixa e muito mais!