BLOG KEROMODA

Entenda a Importância de Atuar em um Nicho de Moda

06/05/2019

No varejo de moda existem variados nichos que podem ser explorados. Nesse post eu vou te mostrar exemplos e como adquiri-los. Assim como, o SEBRAE (2015) explica que “nichos de mercado são formados por consumidores que são mais exigentes quanto ao conceito do produto e da sua cadeia produtiva”.

No post sobre Tendências estão algumas dicas de moda para os próximos anos. Assim como são propostas assertivas para o mercado, há uma opção para se especializar em cada, desta forma, exercendo um nicho.

Adquirir um nicho de mercado pode ser muito vantajoso no varejo de moda, porque desta forma, você se relaciona com um perfil de clientes mais específico, sendo que, esse público está a procura de maior exclusividade.

Com isso, você consegue a confiança de seus clientes e será mais fácil de construir um relacionamento fortificado, assim, sempre que seu cliente pensar em adquirir um novo produto, a sua loja já estará em mente.

Ao atuar em um nicho você estará segmentando o mercado em que trabalha, de forma que sua loja poderá ser exemplo dos produtos que comercializa. Assim, seus clientes serão pessoas que gostam e estão acostumados com suas marcas.

O Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI, 2019) divulgou dados sobre “venda de calçados no varejo em fevereiro foi de R$ 3,4 bilhões […] E a variação do acumulado do ano (janeiro/19 a fevereiro/19) sobre o mesmo período de 2018 foi de alta de 4,7%, de acordo com o IBGE”.

O IEMI (2019) também mostrou que “foram vendidos no varejo em fevereiro 397,7 milhões de peças de vestuário […] E a variação do acumulado do ano (janeiro/19 a fevereiro/19) sobre o mesmo período de 2018 foi de alta de 4,1%”.

Sendo assim, nós podemos concluir que o mercado de moda está com altas taxas de vendas, e com isso, é preciso utilizar estratégias que sejam eficientes, que correlacionam o que você deseja transmitir, com o que seu cliente quer ver e encontrar.

Esteja de acordo com a procura dos consumidores, também em nicho, seus clientes vão preferir peças específicas, pesquise o que está mais em alta, não seja genérico, não pense que agradando mais pessoas você venderá mais, porque assim, você estará perdendo para os concorrentes que acolhem um determinado público e nicho!

 

Nicho de mercado

 

Nós sabemos que existem muitas opções e variações dentro do mercado de moda, e como isso abrange a concorrência, por isso, é de suma importância procurar meios para se destacar entre tantas oposições. Aqui estou te apresentando uma opção se evidenciar no mercado: o nicho no mercado de moda.

 

Mas como posso atuar em um nicho?

 

Há duas formas de se fazer isso: produtos e ideologiaA primeira é fazer um nicho com os produtos que você vende, como roupas e sapatos de determinado estilo, segmentando o público que serão seus clientes e vão frequentar sua loja. Algumas sugestões são Plus Size, moda gestante, moda evangélica e moda country.

E a segunda, abrange muito além de roupas ou calçados, são as variações por ideologia, como moda ecológica/ sustentável e moda brechó, que não estão relacionados apenas aos produtos, mas também, como você compra e vende.

Não há barreiras para atuar em nicho, você pode estar iniciando no mercado ou ter uma longa experiência do meio, o essencial é que você entenda o seu público, quais são suas preferências e o que eles defendem, assim, você poderá escolher qual a melhor forma para seguir esses interesses.

 

IEMI. Indicadores: Foram vendidos no varejo em fevereiro 52,1 milhões de pares de calçados. Disponível em: <http://www.iemi.com.br/indicadores-foram-vendidos-no-varejo-em-fevereiro-521-milhoes-de-pares-de-calcados/>. Acesso em 02 maio 2019.

IEMI. Indicadores: Foram vendidos no varejo em fevereiro 397,7 milhões de peças de vestuário. Disponível em: <http://www.iemi.com.br/indicadores-foram-vendidos-no-varejo-em-fevereiro-3977-milhoes-de-pecas-de-vestuario/>. Acesso em 02 maio 2019.

SEBRAE. Nichos de moda. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c753eade63d2e51bd3814d9f877c7298/$File/5326-a.pdf> Acesso em 02 maio 2019.

 

Autora do Post:

 

Agatha Schmeiske

 

Marketing do sistema KeroModa, graduanda em Publicidade e Propaganda, se interessa muito por questões sociopolíticas e culturais, e também, adora pensar olhando para o nada e se conectar com a natureza, mas prefere morar no centro urbano. É apaixonada por planejamento, exagerada em organização. Além disso, gosta muito de chocolate, cachorro e séries televisivas.  

 


*Todas as imagens são meramente ilustrativas, caso sinta-se prejudicado, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.

Buscar no Blog

Materiais Didáticos

NOSSAS REDES SOCIAIS

SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

KERO MODA

SIGA NOSSO INSTAGRAM

@SISTEMAKEROMODA

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE

KERO MODA

SIGA NOSSO PINTEREST

KERO MODA

FAÇA PARTE DO NOSSSO LINKED IN

KERO MODA

ENDEREÇO

Avenida Souza Naves, 1265

Sobreloja 01 - Zona 02 

CEP: 87200-430

Cianorte - Paraná 

 

E-MAIL

comercial@logsistemas.com.br

TELEFONES

Suporte

+55 (44) 3019-6910 

+55 (44) 3018-4910 

 

Comercial

+55 (44) 3351-9332

+55 (44) 99940-7150

©2019 KERO MODA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.