17 Dicas Infalíveis para Montar um Vitrine de Loja Criativa

Por Paula Kimie

Como eu posso chamar a atenção do meu público e aumentar a minha visibilidade no mercado de moda?

Até agora, apresentamos várias dicas (veja aqui) para você utilizar na sua loja de roupas ou calçados, uma delas foi montar uma vitrine e melhorar a aparência dela. Agora, iremos explicar a importância de uma vitrine bem montada.

Segundo o SEBRAE, uma vitrine de loja de roupas e calçados, é responsável por 80% das vendas, como resultado, o impacto visual da exposição de alguns produtos em destaque de fato chama a atenção das pessoas, sendo assim, os interessados entram na loja e realizam a compra.

Imagem ilustrativa

O que é, uma vitrine de loja?

As vitrines são ambientes separados da loja, compostos por manequins, expositores, displayers e objetos decorativos, afim de expor e promover produtos para chamar a atenção do público, sendo este o primeiro contato que ele tem com a loja, em que pode fazê-lo decidir comprar um produto de forma imediata. Por meio dela, demonstra-se para o observador a identidade da loja e o que ela pode oferecer.

A vitrine tem como objetivo fazer o cliente sentir-se mais à vontade para passar mais tempo perto dos produtos, logo isso aumenta a chance de tomar a decisão de compra, portanto o ambiente deve propiciar uma sensação agradável, explorando as experiências sensoriais.

Geralmente, elas estão localizados na frente ou na fachada da loja, podem ser montadas no espaço interno da loja em locais estratégicos.

Fique atento que vamos apresentar 17 passos essenciais para ajudá-lo a montar a melhor vitrine de loja.

Perguntamos aos nossos clientes do sistema de gerenciamento KeroModa, como eles montam suas vitrines, dessa forma você poderá utilizar as ideias, para seus próximos expositores.

1-    Trabalhe o espaço da sua vitrine de loja disponível

Verifique o espaço que sua loja tem disponível, não somente o espaço dedicado à vitrine frontal, veja seu espaço interno e como você pode trabalhá-lo, de forma que ambas áreas possuam harmonia e estejam coordenadas, e seu público compreenda o que você procurou propor. Quando perguntamos para uma de nossas clientes como ela procurava trabalhar o espaço que ela tinha disponível, ela nos disse que utilizava de decorações que davam a impressão de ter mais espaço.

2-    Pense em seu público

Você sabe que o seu público gosta? O que está sempre procurando? Quais são suas necessidades? O que tem desejado? Pergunte-se e determine o que você poderia mostrar para ele. Não fique no “achismo”, faça perguntas indiretas, e confirme se as suas impressões condizem com o seu cliente.

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3- Escolha um bom tema dentro das tendências

Pense em diferentes temas, não somente em estações do ano ou datas comemorativas. Escolha uma temática para trabalhar, como: A campanha de prevenção ao câncer de mama – o Outubro Rosa, ou as culturas contemporâneas da América Latina.

4- Explore a Criatividade

Não se prenda naquilo que você sempre fez. “Saia da casinha!” Pense nas mais diferentes alternativas que você pode trabalhar, agora é a hora de imaginar em que seu cliente quer e como você pode oferecer seus produtos para ele.

Pense em como impressionar seu cliente, usando cores complementares.

Exemplo de vitrine

5-    Conte uma história (storytelling) na sua vitrine de loja

Além de escolher uma temática, você pode contar uma história em que seu cliente é o personagem principal. O consumidor muitas vezes não está em busca de um produto e sim de um sonho e uma boa história. “ Como eu faço isso?”.

O look do manequim precisa ser igual o ambiente da historia, por exemplo: Natal com as iluminações especiais, bonecos e os enfeites com todo o espírito de alegria.

6-    Faça um bom planejamento de gastos

Depois disso, se você irá ou não contar uma história, é hora de planejar os gastos que você irá ter para montar a vitrine. Quanto você tem pretensão de gastar? Quanto você está disposto a investir? Você tem objetos ou decorações de vitrines anteriores que você sabe que poderá utilizar neste?

7-  Adereços e decorações

Utilize decorações com o tema que você escolheu. Não precisa ser aquela decoração caríssima, nem precisa ter muitas alegorias. Para exemplificar, utilizaremos a decoração utilizada por uma de nossas clientes, que gastou pouquíssimo utilizando folhas recortadas de papel craft penduradas em diferentes alturas por fios de nylon e colocou alguns adesivos simples.

Se puder, refaça toda a decoração uma vez por mês, pois o consumidor quer ver novidades, desse modo somente alterar os produtos pode acabar não recebendo atenção.

Exemplo de vitrine

8-    Não se esqueça da iluminação

Pensada na decoração, é a vez da iluminação que será utilizada. É muito importante, a iluminação que favorece o ambiente e as decorações. Se a iluminação estiver posicionada incorretamente não irá impactar seu público da maneira esperada.

9-    Coordene os produtos por cores e lembre-se da harmonia

A composição dos looks dos seus manequins expostos é de grande importância, porque gera sugestão ao cliente para estar adquirindo o look inteiro ou parte da peça, sendo assim a combinação incorreta pode desfavorecer a aparência de todas as roupas e também da sua loja.

10- Trabalhe os elementos em diferentes alturas e posições

Utilize objetos da decoração, produtos de diferentes níveis, alturas dão a sensação de movimento.

E se puder, invista em manequins em diferentes posições, distribua-os na sua vitrine, alternando com as decorações e outros produtos em displayers assim como expositores de objetos pequenos.

11-  Não polua a sua vitrine com muita informação

Não preencha a sua vitrine com muitos produtos, não coloque muitas decorações. Muita informação atrapalha a compreensão do observador, ele não saberá onde focar a sua atenção e perderá o interesse, a poluição visual afeta a compreensão entre o que é ou não, o produto a venda.

12- Utilize os conceitos de simetria

“Coisas simétricas são belas”

A simetria é um conceito utilizado para coisas que seus lados são iguais e podem ser divididos ao meio perfeitamente. Coisas simétricas são agradáveis ao olhar e trazem harmonia para as composições, então tente compor sua vitrine equilibrando os lados da vitrine, distribua as decorações e os adereços uniformemente por todo espaço.

13- Deixe um espaço entre cada produto

Segundo, O Estadão (2015), o espaço mínimo entre cada manequim ou produto deve ser de no mínimo 10 cm, não amontoe sua vitrine, porque pouco produtos, acaba despertando a curiosidade do observador, assim ele vai querer saber mais sobre outros produtos da loja.

14- Mantenha a vitrine limpa e organizada

“Você entraria em uma loja que a vitrine está suja, desorganizada ou aonde você não consegue entender o conceito?”

Se sua resposta é não, você já sabe que não pode deixar a sua vitrine suja e desorganizada, portanto remova decorações da vitrine anterior e não tente reutilizar uma decoração se ela não se encaixa com a temática que você escolheu atualmente.

15- Sempre altere algum dos produtos, não faça uma oferta infinita

Nunca mantenha uma oferta por muito tempo. Delimitar um tempo da oferta causa ansiedade no consumidor e a possibilidade dele comprar um produto aumenta muito quando restam poucas unidades ou quando a oferta irá acabar rapidamente.

16- Lembre-se é obrigatório ter preços na vitrine

Apresente de maneira clara o preço de todos os produtos exposto na sua vitrine. Você pode achar que não colocar o preço pode levar o cliente a entrar na loja, porem se as peças forem mais caro do que ele está disposto a pagar causará frustração, podendo expulsar seu cliente, fazendo com que ele nunca mais retorne a sua loja.

17- Não ofereça o que você não tem

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Happy woman customer paying with credit card in fashion showroom

Isso é uma regra básica, de nada adianta você expor um produto que você não terá para oferecer ao cliente, quando este entrar na loja perguntando sobre o produto exposto especificamente.

Agora que terminamos as dicas, que tal você aplicar na sua loja?

Quer ter um sistema de gerenciamento? Conheça o sistema Kero Moda especializado para lojas do varejo de moda, ele simplifica todo o processo de venda, desde o cadastro do produto até a tomada de decisões para o sucesso da sua empresa.

Para saber mais, entre em nosso site, veja os planos que melhor se encaixa a você, preencha o formulário que o nosso consultor estará entrando em contato

REFERÊNCIAS

SEBRAE. Como montar  sua vitrine. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/como-montar-sua-vitrine,83baace85e4ef510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 11 out. 2018.