O ser humano vive em constante mudança de comportamentos, anseios, desejos, assim como altera seus hábitos de consumo conforme o passar do tempo. Você, lojista, deve estar atento a essas mudanças de maneira que sua loja possa sempre estar satisfazendo os desejos e as necessidades dos consumidores.
No nosso post anterior, falamos sobre as 4 perguntas que todo lojista deveria fazer, coloque-as em práticas junto com essas 8 dicas que daremos hoje, que irão trazer melhores resultados para a sua loja.
Conforme afirma o SEBRAE, o segmento de vestuário continua crescendo sempre com novas empresas no mercado e para obter sucesso, é necessário que você ache um diferencial em sua loja. Então confira as algumas dicas e coloque-as em prática na sua loja para torná-la um negócio lucrativo.
Defina seu público-alvo e o avalie constantemente
Antes de mais nada é preciso que tenha definido o seu público-alvo e seus clientes.
“Mas público-alvo e clientes não são a mesma coisa?”
Não, público-alvo são as pessoas que você quer atingir e clientes são os que frequentam a sua loja.
- Agora, você sabe se seu público realmente são seus clientes que têm frequentado sua loja?
- As características e o perfil dos seus compradores se encaixam no perfil de público-alvo que você definiu?
Se sim, então os clientes que frequentam a sua loja, muito provavelmente, são seu público-alvo.
É muito importante você estudar seu público, informações como: o que buscam, consomem, desejam, as expectativas, o que fazer para alcançá-los. Quanto mais conhecimento, maior chance de sucesso.
Depois de definir seu público, procure conhecer seus clientes. Esteja sempre investigando seu cliente, faça pesquisas formais periodicamente, entretanto, não deixe de fazer pesquisas informais, que são aquelas que o próprio vendedor ou atendente pode realizar.
Faça um bom planejamento
Primeiramente… o que é um planejamento? Resumidamente, planejar é traçar um plano de ação, que vise alcançar as metas e objetivos do seu negócio.
É muito importante entender que embora planejar gaste tempo e energia, se estiver bem feito e bem executado, poupará tempo e energia no futuro.
Mesmo que seu negócio esteja funcionando há algum tempo, e que nunca tenha parado para fazer um planejamento, nunca é tarde para começar.
Aqui vão algumas dicas para se começar a fazer um planejamento:
- Estude sobre planejamento antes de começar o seu;
- Estude seu mercado local e o mercado que está inserido;
- Comece com um planejamento simples e realista, afinal “é melhor feito do que perfeito”;
- Mantenha seu foco, temos o hábito de começar as coisas e nunca acabar;
- Trabalhe o medo de errar, planejamento não impede que erros aconteçam. Se errar assuma, conserte e siga em frente;
- Não trabalhe para evitar riscos, pois é uma tarefa impossível, trabalhe para minimizá-los, isso sim é desejável;
- Trabalhe com alegria, embora não tenha ligação direta com planejamento, seu estado de espírito pode mudar seu mundo.
Tenha um bom controle de estoque e faça compras assertivas em sua
loja de roupas e calçados
- Como você analisa seu estoque?
- O que vendeu e para quem vendeu?
- O que não vendeu e de qual marca, cor ou tamanho?
- Qual é mais procurado pelo seu público?
- Você sabe há quanto tempo certo produto está parado no estoque?
Mantenha uma análise constante de seu estoque e sempre esteja atento às tendências de comportamento e moda do seu consumidor. Agora uma dica: “Nunca escolha um produto de seu fornecedor, conforme o lucro que você vai ter em cima dele”, porque a probabilidade desse produto ficar parado no estoque é muito grande ou seja controle o que você precisa comprar, o que você já tem e não esperdice seu tempo e investimento.
“E como eu faço isso?”
Se você puder adquirir um sistema que automatize esse serviço, é o melhor, nesse sentido o estoque é automaticamente atualizado, quando a venda acontece.
Caso queira algo sem custo, existem maneiras de montar uma planilha inserindo as informações manualmente, mas lembre-se mantenha atualizada, se sua loja tem um ritmo de venda grande, você pode acabar se esquecendo de atualizar a planilha e confundir-se.
Personalize seu atendimento
Você pode oferecer um atendimento personalizado a cada cliente.
“Isso é necessário?” Sim, é muito importante, pois ao fazer isso, você demonstra a importância do cliente e faz ele se sentir especial de forma que se tornará difícil ele passar a comprar em um concorrente.
Ofereça descontos ou promoções em datas comemorativas, como: aniversários, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, aniversário de casamento, dia do profissional, assim como envie uma mensagem desejando-lhe feliz aniversário, dê um giftbox, mimos, por fim dê um motivo para seu cliente sorrir e se sentir feliz.
Você também pode oferecer um serviço de entrega “delivery”, para que seu cliente sinta-se querido e importante para sua loja, dessa forma você conseguirá fazer com que ele sempre retorne a sua loja.
Sabe aquele cliente que sempre compra com você? Ofereça exclusividade em seguida faça promoções pensadas para eles, por exemplo: um desconto progressivo ou cartão fidelidade, desse modo a experiência dele na loja será a melhor possível, como resultado ele vai se sentir único e indispensável.
Hoje liberamos 4 dicas essenciais para você colocar em prática na sua loja de roupas ou calçados, contudo no próximo post liberaremos a segunda parte que contém mais 4 dicas.
Fique atento e saiba como tornar a sua loja um sucesso!
O KeroModa conta com um suporte para atendê-lo e
ajudá-lo com qualquer dúvida que você tiver. Todas as suas telas são intuitivas, para facilitar e agilizar o processo de compra.
Em nosso site, você poderá ver mais sobre o sistema e falar com os nossos consultores ou agendar uma demonstração.
Siga-nos em nossas redes sociais, estamos semanalmente liberando dicas para ajudá-lo com seu negócio.