Como ter uma Gestão Eficiente na sua Loja de Varejo

Já parou para pensar em todo o processo por trás de uma gestão de loja de varejo? Para dar início a um comércio varejista é pensado em cada detalhe, público-alvo, pontos estratégicos para estabelecer o comércio, preços, promoções, layout etc.

A alta competitividade no mercado atual, determina como a gestão de cada empresa varejista vai se sobressair e se adequar para alcançar as metas e lucros. Com isso, um gerenciamento apropriado é necessário, confira abaixo como obtê-lo de forma clara e prática.

Como posso manter o lucro no varejo?

O lucro é considerável para quem controla um comércio. Em lojas de varejo os preços precisam atender as necessidades do lucro da corporação para se manter no mercado.

Saber as necessidades e a procura do seu cliente ideal (público-alvo) é um passo importante para alcançar novos lucros. Fortalecer a relação com clientes sólidos pode ser mais fácil de que processar novos clientes. Com isso, oferecer descontos, anúncios personalizados e promoções fazem com que esses clientes tenham incentivo a continuar adquirindo os produtos.

Para alcançar clientes novos, uma boa forma é através da internet, sabemos que hoje em dia é a principal plataforma para atrair o público, como, através de anúncios de perfil em mídias sociais e principalmente a presença de uma e-commerce.

Um software de gestão é um passo tecnológico que está cada vez mais necessário no mercado. Para o comércio varejista não é diferente; portanto ele poderá contribuir para que o controle da empresa seja controlado, por exemplo, o controle financeiro; estoque; vendas; gastos etc, tudo isso é fundamental para gerar lucro.

De que maneira posso manter a gestão do estoque?

A gestão de estoques na rede varejista é o equilíbrio entre a oferta e a demanda. Existem três bases para esse equilíbrio:

  • Giro de estoque, onde o número de vezes que o investimento no estoque é recuperado pelas vendas;
  • Cobertura de estoque, indica o período de tempo que o estoque consegue cobrir as futuras vendas, sem que haja reposição;
  • Nível de serviço com foco no usuário, para o ambiente de varejo a pronta entrega; o cliente terá desejo de receber a mercadoria imediatamente após a compra, então, se a mercadoria não estiver disponível, oportunidades de vendas são perdidas.

Para ter uma gestão eficaz do estoque do varejo é essencial que essas bases sejam alinhadas. E com elas, a checagem das entregas dos produtos e a falta dos mesmos; verificar se os produtos registrados no sistema são dispostos no estoque; buscar ter fornecedores que permitam prazos para as compras justamente para o giro de estoque acontecer; ter bons distribuidores, porém sem manter dependência dos mesmos.

Como escolher a melhor forma de comissão para os funcionários?

A comissão que os vendedores recebem das lojas de varejo, é um benefício extra para o empregador, é uma forma de retribuir às vendas feitas. Confira aqui como realizar uma comissão ao colaborador.

Esse estímulo dado pela empresa pode ser que seja uma avalanche de incentivo, e um meio de fazer o desempenho da equipe seguir cada vez melhor, além de valorizar o trabalho de cada pessoa.

Existem quatro tipos de comissionamento de vendas, é válido fazer uma análise para saber qual é o melhor método para aplicar em determinada empresa.

1. Percentual fixo sobre o valor da venda: a mais utilizada e mais simples, é focada em um percentual fixo pré-definido calculado acima de cada venda realizada;

2. Por recebimento: recebem a comissão sobre o valor do produto vendido, desta maneira é proficiente para impedir roubos dentro do fluxo de caixas;

3. Comissão em relação ao desempenho da equipe: é eficiente para trabalhos em equipe, ou seja, todos da equipe recebem igualitário de acordo com o desempenho geral do grupo;

4. Progresso: a cada meta atingida pelo funcionário, a comissão aumenta gradativamente, é interessante para motivar a cada vez mais atingir metas para ampliar o benefício.

Como a pós venda pode fidelizar os clientes?

Fidelizar seus clientes após uma venda é um passo importante para consolidar um público fiel a sua marca, especialmente em lojas de varejo. Aqui vão algumas dicas para alcançar esse caminho:

  • Dê suporte ao seu cliente, para qualquer problema ou dúvida, eles tenham onde ocorrer;
  • Dê descontos para futuras compras, o incentive a voltar a consumir seus produtos;
  • Em datas especiais, como aniversário, se comunique! Mande mensagem ou faça uma ligação, faça seus clientes se sentirem valorizados e a serem vistos além de um consumidor;
  • Peça feedback para quem consome os produtos, como foi a experiência com a compra e as necessidades supridas, é uma ótima forma de melhorar cada vez mais a relação entre a empresa e o comprador;
  • Usar o e-mail para criar leads, é uma forma de manter contato com os atuais clientes e mantê-los informados, e também atrair um novo público.

Um sistema de gestão pode me ajudar?

O sistema de gestão pode ser fundamental para a organização da sua loja de varejo. Nele todos os processos operacionais serão automatizados, coordenando todas as tarefas executadas dentro de uma empresa. São inúmeros benefícios que um sistema de gestão pode oferecer, como:

  • Redução da burocracia;
  • Análise de dados;
  • Automação dos processos;
  • Satisfação interna;
  • Segurança para os funcionários;
  • Desenvolvimento sustentável.

É importante analisar quais recursos são essenciais e o que poderia simplificar e melhorar no seu negócio, para escolher o melhor sistema para sua empresa.

Hoje no mercado, existem diferentes tipos de sistemas de gestão, havendo até sistemas especializados em áreas, como a Kero Moda, que oferece um software único para lojas varejistas de moda: roupas e calçados.
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