Importância da Emissão de Notas Fiscais

Por Leticia Sakai

O que é Nota Fiscal?

A nota fiscal é um documento que registra movimentações comerciais ou prestação de serviço entre pessoas jurídicas ou entre pessoa jurídica e física. Quem deixa de emitir nota fiscal está sujeito a penalidades segundo o art. 1º da Lei nº 8.137/1990. Através dela é possível confirmar as transações do caixa de uma empresa. Ou seja, a empresa comprova que está cumprindo todas as obrigações tributárias com o Governo e a Receita.

Emitir nota fiscal é uma obrigação de quase toda empresa. Ainda existe quem tenta dar um “jeitinho” para economizar, mas não cumprir com as obrigações fiscais pode sair mais caro que o imaginado.

Então, nem toda empresa precisa emitir nota fiscal?

Não. O Microempreendedor Individual (MEI) está dispensado dessa obrigação. Exceto em um caso: quando o destinatário da mercadoria ou serviço for uma empresa e não emite nota fiscal de entrada (§ 1º do artigo 97, da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional – CGSN – de nº 94/2011).

Mas lembre-se que ao emitir nota para o seu cliente, a empresa estabelece uma relação de confiança e credibilidade. O cliente se sentirá seguro caso aconteça algum problema com o produto adquirido e você vai agregar valor no seu produto com essa atitude. Quanto aos gastos: não se preocupe, não existem custos para o MEI emitir nota.

Benefícios em emitir nota fiscal

Além de se manter transparente diante das autoridades, a emissão da nota fiscal mantém vantagens competitivas para o negócio, principalmente aos prestadores de serviço menores.

O documento fiscal permite registrar a movimentação do negócio e direcionar recursos para respectivas contas. A partir disso, também é possível criar demonstrações financeiras (relatórios que mostram se a empresa foi lucrativa ou não).

No ambiente competitivo que estamos, não dá para vacilar na gestão do seu negócio. Por isso é importante saber com o que e quanto a empresa gasta. Hoje o processo de emissão de nota fiscal é simples, por conta da nota fiscal eletrônica.

Facilitando tarefas

Mas, se cuidar da contabilidade não é seu foco, um sistema de gestão facilita o controle fiscal e financeiro para que você se concentre no que você sabe fazer e, fazer disso um diferencial do seu negócio no mercado.

Teste o Sistema Kero Moda e veja como é fácil!