Conferência e Fluxo de Caixa: Qual a diferença e importância

A conferência do caixa faz parte da rotina de todas as empresas, feita para ter em mãos a saúde financeira. Embora muitos lojistas saibam de sua importância, são poucas as que fazem a conferência de maneira correta. Por isso, vou te mostrar qual a diferença e importância de conferência e fluxo de caixa.

A conferência de caixa não é simplesmente contar o dinheiro que sobrou. E você deve estar se perguntando: Se a conferência não é contar o dinheiro que sobrou, o que ela é?

Conferência de caixa

Independente de qual a diferença e importância de conferência e fluxo de caixa. Para tomar uma decisão de qualidade é necessário ter um controle eficaz que somente é obtida por meio de uma avaliação de todos os dados.

Registrando todas as entradas, saídas e conferir os lançamentos separadamente para verificar se o saldo final está batendo de acordo com a movimentações feitas.

É necessário conferir se os valores foram lançamentos corretamente todos os dias, em cada tipo de pagamento:

  • Dinheiro
  • Cheque à vista
  • Cheque pré-datado
  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Crediário da loja

Isso também para os pagamentos efetuados seja eles:

  • Boleto
  • Cheque emitido

Fazendo a conferência diária, você saberá o giro real da sua organização, podendo assim tomar decisões como negociar com um fornecedor o prazo de pagamento ou taxa do cartão, caso as suas vendas estejam sendo realizadas em maior número no cartão de crédito/débito. Percebeu a importância? Basicamente, é a partir dela que você vai direcionar o seu negócio.

Problemas resultantes da falta de conferência do caixa

Você deve estar se perguntando se existe algum problema e infelizmente a resposta é sim, pois a conferência do caixa está ligada diretamente ao fluxo de caixa, e aos relatórios financeiros da empresa.

Imagine a seguinte situação: Você está conferindo e seus cálculos não batem para a prestação de contas, ou, pelo azar do destino, você estava perdendo dinheiro, mas não tinha a informação correta para a tomada de uma decisão para corrigir o percurso, e quando descobriu era tarde demais.

Você somente percebe a situação quando as vendas diminuem, já que durante o período de mais vendas o fluxo de caixa se mantém.

Benefícios de fazer a conferência de caixa

Se for bem administrada, a empresa poderá usar os números e os relatórios para fazer planejamentos, discernir o que está funcionando do que não está, identificar os problemas e propor novas soluções.

A conferência do caixa começa na abertura do caixa e no registro das entradas e das saídas, e cai entre nós, fazer isso anotando em um caderninho não é nada prático, não é?

Como realizar uma conferencia de caixa corretamente

Para facilitar, utilize um sistema gerencial específico para lojas de varejo. Um relatório de caixa deve trazer os valores de acordo com a forma de pagamento que o cliente fez, podendo também fazer os lançamentos das retiradas do caixa, e a listagem dos pagamentos.

A visualização pode ser feita de forma sintética ou analítica, sendo que a sintética te ajuda na conferência e caso os valores conflitem, você pode fazer uma análise detalhada para encontrar o local do problema.

A forma ideal de corrigir o problema é realizando o fechamento do caixa corretamente. Se você tiver qualquer dúvida, estaremos sempre à disposição.

Última atualização: 09/07/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *