Controle de estoque: Pare de desperdiçar dinheiro

Por Guyllian Kanashima

Além de ajudar a controlar todas as entradas e saídas, facilitando o monitoramento dos produtos da sua loja, controlar o estoque evita que você compre produtos desnecessários, economizando o seu dinheiro. 

Controlar seu estoque também ajuda a fornecer um serviço melhor para seus clientes, pois mercadorias bem organizadas fazem com que seus funcionários localizem produtos rapidamente.

E também, saibam se tem um produto específico, uma vez que eles poderão consultar facilmente no sistema de gestão, ao invés de deixar o cliente esperando enquanto reviram o estoque. 

Utilizar um bom sistema de gestão, faz você ter acesso a relatórios que mostrará quais produtos são os mais e menos vendido, dessa forma, você evita a desperdício de dinheiro comprando produtos que não vendem ou repetidos.

Como fazer um bom controle de estoque 

Mantenha o local organizado

Pode parecer algo simples, mas é essencial manter o local onde o estoque é guardado sempre bem organizado, pois isso vai facilitar muito o seu dia a dia e dos vendedores.

Uma dica para aproveitar o espaço da melhor maneira possível é com prateleiras verticais, pois assim é fácil armazenar os produtos e localizá-los rapidamente.

Você deve organizar seu o local de forma que faça sentido para os processos da sua loja.

Também é essencial que você capacite seus funcionários, orientando-os sobre a forma correta de organizar as mercadorias. 

Organizar os produtos por segmentos e grupos

Dentro do local, defina espaço para cada tipo de produto. Por exemplo:

  • Prateleiras da esquerda, produtos da categoria A;
  • Espaço da direita, produtos da categoria B;
  • Em baixo, produtos da categoria Y.

Também leve em consideração a frequência com que esses produtos são vendidos e produtos com sazonalidade, isso vai contribuir na hora de encontrar alguma mercadoria específica.

Sempre cadastre os produtos e utilize o código de barras

Isso pode parecer óbvio, mas é necessário reforçar o uso do código de barras, pois é através dele que você vai conseguir registrar todas as saídas de forma fácil. 

Se tudo for registrado corretamente, será bem mais fácil fazer o balanço e nenhum produto vai ficar faltando, te deixando mais tranquilo e evitando uma dor de cabeça desnecessária. 

O controle de estoque também te ajuda a economizar dinheiro

Imagina fazer uma compra de diversas peças e apos disso verificar que já tem elas no estoque porem não foram vendidas? Ou então deixar de comprar aquelas que estão bombando, perdendo assim muitas vendas?

Com um controle de estoque em dia e um sistema de gestão próprio, você vai conseguir relatórios detalhados de cada produto, descomplicando na hora de comprar os produtos necessários.

Curva ABC

A curva ABC, ou o método 80/20, consiste no princípio de que 80% dos lucros são derivados de 20% dos produtos. 

Se você tiver um software de gestão como o Kero Moda, ele vai fornecer o gráfico ABC, onde cada letra corresponde à um grupo, sendo: 

  • Classe A: equivale aos principais itens no estoque, aqueles que nunca devem faltar, pois 20% desses itens correspondem a 80% do valor do estoque;
  • Classe B: representa os itens ainda considerados preciosos, porém não tão importantes quanto os da Classe A. Porque 30% desses itens são apenas 15% do valor do estoque;
  • Classe C: se refere aos 50% restantes dos produtos em estoque, onde são os menos valiosos e correspondem a apenas 5% do valor do estoque. 

Conclusão

Para garantir o sucesso da sua loja, é preciso prezar por uma boa organização, que vai te ajudar a manter todos os processos da loja bem otimizados. 

Manter o controle de estoque vai facilitar sua gestão, economizar tempo e dinheiro, e permitir que seus funcionários prestem um atendimento de qualidade para os clientes.

E para auxiliar o gerenciamento da sua loja te indico o Kero moda, é um software especialista em lojas de roupas e caçados, que facilita todo esse processo de estoque, entre outros benefícios. Quer saber mais? Fale com um consultor por WhatsApp.

Ultima Atualização: 16/09/2020.