No varejo de moda existem variados nichos que podem ser explorados. Nesse post eu vou te mostrar exemplos e como adquiri-los. Assim como, o SEBRAE (2015) explica que “nichos de mercado são formados por consumidores que são mais exigentes quanto ao conceito do produto e da sua cadeia produtiva”.
No post sobre Tendências estão algumas dicas de moda para os próximos anos. Assim como são propostas assertivas para o mercado, há uma opção para se especializar em cada, desta forma, exercendo um nicho.
Confiança e credibilidade
Adquirir um nicho de mercado pode ser muito vantajoso no varejo de moda, porque desta forma, você se relaciona com um perfil de clientes mais específico, sendo que, esse público está a procura de maior exclusividade.
Com isso, você consegue a confiança de seus clientes e será mais fácil de construir um relacionamento fortificado, assim, sempre que seu cliente pensar em adquirir um novo produto, a sua loja já estará em mente.
Ao atuar em um nicho você estará segmentando o mercado em que trabalha, de forma que sua loja poderá ser exemplo dos produtos que comercializa. Assim, seus clientes serão pessoas que gostam e estão acostumados com suas marcas.
Aumento de vendas por público específico
O mercado de moda está com altas taxas de vendas, e com isso, é preciso utilizar estratégias que sejam eficientes, que correlacionam o que você deseja transmitir, com o que seu cliente quer ver e encontrar.
Esteja de acordo com a procura dos consumidores, também em nicho, seus clientes vão preferir peças específicas, pesquise o que está mais em alta, não seja genérico, não pense que agradando mais pessoas você venderá mais, porque assim, você estará perdendo para os concorrentes que acolhem um determinado público e nicho!
Mercado de varejo
O Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI, 2019) divulgou dados sobre “venda de calçados no varejo em fevereiro foi de R$ 3,4 bilhões […] E a variação do acumulado do ano (janeiro/19 a fevereiro/19) sobre o mesmo período de 2018 foi de alta de 4,7%, de acordo com o IBGE”.
O IEMI (2019) também mostrou que “foram vendidos no varejo em fevereiro 397,7 milhões de peças de vestuário […] E a variação do acumulado do ano (janeiro/19 a fevereiro/19) sobre o mesmo período de 2018 foi de alta de 4,1%”.
Nicho de mercado
Nós sabemos que existem muitas opções e variações dentro do mercado de moda, e como isso abrange a concorrência, por isso, é de suma importância procurar meios para se destacar entre tantas oposições. Aqui estou te apresentando uma opção se evidenciar no mercado: o nicho no mercado de moda.
“Como posso atuar em um nicho?”
Há duas formas de se fazer isso: produtos e ideologia. A primeira é fazer um nicho com os produtos que você vende, como roupas e sapatos de determinado estilo, segmentando o público que serão seus clientes e vão frequentar sua loja. Algumas sugestões são Plus Size, moda gestante, moda evangélica e moda country.
E a segunda, abrange muito além de roupas ou calçados, são as variações por ideologia, como moda ecológica/ sustentável, brechó, que não estão relacionados apenas aos produtos, mas como você compra e vende.
Não há barreiras para atuar em nicho, você pode estar iniciando no mercado ou ter uma longa experiência do meio, o essencial é que você entenda o seu público, quais são suas preferências e o que eles defendem, assim, você poderá escolher qual a melhor forma para seguir esses interesses.
Referências:
IEMI. Indicadores: Foram vendidos no varejo em fevereiro 52,1 milhões de pares de calçados. Disponível em: <http://www.iemi.com.br/indicadores-foram-vendidos-no-varejo-em-fevereiro-521-milhoes-de-pares-de-calcados/>. Acesso em 02 maio 2019.
IEMI. Indicadores: Foram vendidos no varejo em fevereiro 397,7 milhões de peças de vestuário. Disponível em: <http://www.iemi.com.br/indicadores-foram-vendidos-no-varejo-em-fevereiro-3977-milhoes-de-pecas-de-vestuario/>. Acesso em 02 maio 2019.
SEBRAE. Nichos de moda. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c753eade63d2e51bd3814d9f877c7298/$File/5326-a.pdf> Acesso em 02 maio 2019.