Método CHA: utilize para contratar um bom vendedor

Sua demanda aumentou e você precisa contratar mais vendedores para a sua loja, mas e agora, como encontrar a pessoa certa?

Antes de mais nada, precisamos estabelecer algo muito importante: não existe um perfil ideal e universal que define um bom vendedor. 

Isso acontece porque cada empresa, cada organização, cada loja, possui processos diferentes, então é natural que uma pessoa tenha uma performance excelente em uma empresa, e em outra seu rendimento seja mediano. 

Portanto, é necessário que você tenha em mente, de maneira muito clara, o que a sua empresa mais preza, para assim achar o vendedor perfeito para você. 

Muitas vezes aquela lista longa sobre o perfil ideal de um bom vendedor, não vai ser um bom modelo para se basear, pois ela pode não coincidir com os processos da sua loja. 

Por isso, é preciso que você faça uma análise de todos os seus processos e os mapeie, separando as funções desempenhadas por cada cargo ali dentro. 

A partir daí, você vai conseguir ter uma ideia melhor das competências essenciais que uma pessoa deve ter para trabalhar para você. 

Depois de ter isso definido, você pode decidir quais perguntas fazer na entrevista. O mais comum é o método do CHA, já ouviu falar? 

CHA é uma sigla se refere aos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes de uma pessoa. Essa metodologia ajuda a avaliar cada profissional, baseada nestas três características essenciais, e serve tanto para conhecer a pessoa que será contratada quanto aqueles que já estão inseridos na empresa.

C de conhecimento

Se refere ao conhecimento sobre um determinado assunto, aplicando-se ao fato de a pessoa possuir certo know-how a respeito de algo que tenha valor tanto para a empresa como para ela mesma.

H de Habilidades

Corresponde à habilidade de oferecer resultados colocando em prática o conhecimento teórico adquirido ao gerar soluções efetivas para eventuais impasses.

Consiste, portanto, na sabedoria para executar a tarefa.

A de Atitudes

Remete à atitude assertiva e proativa, ou seja, corresponde à postura de não esperar que as coisas aconteçam aleatoriamente ou que alguém lhe diga o que fazer.

Caracteriza-se pela iniciativa de entender a situação e saber agir de forma autônoma e eficiente.

É a vontade e a efetiva ação do querer fazer.

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