Black Friday: Prepare a Sua Loja e Não Perca Esta Oportunidade

Em novembro o assunto que não pode faltar é a Black Friday, afinal, é quando se faz os melhores descontos e as melhores ofertas de produtos, certo? Mas será que compensa fazer um dia exclusivo de ofertas para seus clientes?

Bem, assim como você e eu, todos nós adoramos promoções e, uma data propícia para a compra de produtos “desejo” é a Black Friday, a qual é sempre recheada de ofertas dos mais diferentes segmentos.

A gerente de insights de mercado do Think with Google explica que a busca por produtos na época que antecede e que procede o Black Friday aumenta em mais de 70% comparado com outros períodos do ano

Dito isso, aqui apresentaremos 9 dicas para você que pretende participar da Black Friday para ajudá-lo a preparar a sua loja da forma mais eficiente possível.

1. Sempre analise os resultados de Black Fridays anteriores

Caso já tenha participado de edições em anos anteriores, use essa experiência e analise suas campanhas promocionais e de marketing, as ofertas, se houve ou não aumento nas vendas, quais produtos que venderam e o que não vendeu, e faça uma estimativa de vendas para a próxima campanha. Tire proveito do máximo das informações que você tem disponível.

Porém, se for a primeira vez que você participa, veja os percentuais de pesquisas sobre a época da Black Friday, e calcule o quanto você poderá ganhar fazendo ofertas arrebatadoras. 

2. Não faça ofertas falsas, esqueça aquela história de desconto do dobro do preço!

Provavelmente, você já sabe, mas, nunca faça falsas ofertas ou entregue um produto diferente do ofertado, se você quer que os clientes fiquem fidelizados. Seja sincero, e faça descontos conforme o quanto você pode reduzir para conquistar o cliente também considerando as ofertas feitas pelo concorrente.

Em 2014, o Procon-SP recebeu mais de 1,3 mil reclamações sobre produtos da Black Friday e 12 mil queixas sobre o evento. Principalmente, a indisponibilidade dos produtos, falhas na página online e mudança de valor na finalização da compra.

Para facilitar a verificação sobre a reputação das empresas, o Reclame Aqui criou uma extensão para o navegador Google Chrome, com informações sobre avaliações de compradores, quantas reclamações e a porcentagem de soluções dadas pela empresa. Dito isso, tome cuidado durante esta época turbulenta de compras, para que sua loja não saia prejudicada.

3. Você possui infraestrutura para atender a demanda?

Tenho certeza que você já sabe, mas a demanda durante a época do Black Friday aumenta muito e que você precisa estar preparado para atender mais clientes, estando de bom ou mal humor. 

Prepare seus vendedores e os instrua para que não caiam na lábia do cliente a fim de conseguir fechar uma compra fazendo ofertas extremas. 

Prepare já a sua loja para o Black Friday 02

4. Controle o quanto você vai investir para o período e quanto você possivelmente vai vender.

Faça um planejamento e estimativa, não compre muitos produtos dos seus fornecedores por causa da data, avalie o que pode ser comprado para vender durante a campanha e também avalie quais produtos tem em estoque e vale a pena fazer algum tipo de promoção. Veja também, o volume de vendas do ano anterior podendo aumentar ou diminuir a margem, mas, leve em consideração a possibilidade de os produtos não serem vendidos. Tente manter ou aumentar os prazos de pagamentos com os seus fornecedores para não afetar seu capital de giro.

Verifique os produtos que mais vendem, o que os clientes geralmente procuram, e busque comprar uma porcentagem maior em relação aos outros produtos. Reduza a quantidade de itens que você sabe que não são tão vendidos. 

5. Não “Pague para Vender”

Sempre controle os descontos que você faz através de um bom sistema de gerenciamento para a sua loja. Tome cuidado para não estar pagando para vender seus produtos, oferecendo descontos agressivos e, lembre-se sempre dos impostos, taxas com cartão de crédito, antecipação de recebíveis e as taxas de marketplace. Não tente se arriscar na Black Friday e escolha produtos que valham a pena colocar em oferta. 

6. Monte a sua vitrine com produtos em oferta

Prepare já a sua loja para o Black Friday 01

A vitrine é muito importante para demonstrar as ofertas. Não é somente a fachada que deve ser trabalhada, toda a loja deve estar organizada de forma que todas as pessoas compreendam quais são os produtos da Black Friday e quais não estão em oferta. Ambos os ambientes devem estar sincronizados e devem incitar a curiosidade.  Você pode também utilizar-se de banners, panfletos e outras formas de divulgação para atrair clientes para ver seus produtos.

7. Verifique as vendas da sua empresa realizadas na internet durante o período do Black Friday anterior

As pesquisas por dispositivos mobile são as que mais cresceram, considerando que as pessoas estão mais conectadas com as redes e, segundo dados  de novembro de 2017 da revista Época, 92% dos lares brasileiros possuem pelo menos um celular. Entre os produtos mais pesquisados estão: smartphones, TV e eletroportáteis, informática, eletrodomésticos, roupas femininas, perfumes, tênis, acessórios e calçados.

Então, se a sua loja não possui um site ou uma fanpage de vendas nas mídias sociais, saiba que se você não apostar nessa data, está perdendo muitas vendas. Além disso, o Think With Google complementa dizendo que, 78% dos compradores retornam à loja depois da Black Friday, se gostaram do atendimento, dos produtos e ofertas. 

Não se preocupe apenas com a venda, faça com que a experiência na loja seja lembrada, conquiste seu cliente para torná-lo um comprador recorrente na sua loja

8. Não faça as mesmas ofertas na Black Friday, que você faz durante o resto do ano

A grande quantidade de campanhas de marketing pulverizadas ao longo do ano, abafaram a chegada da Black Friday para a visão de muitos consumidores. O que isso significa? Que seus consumidores vão notar se suas ofertas do período da Black Friday não forem muito diferentes das realizadas durante todo o ano. Durante esta época os consumidores buscam ofertas verdadeiras de seus produtos desejados. 

9. Lembre-se que a Black Friday trabalha a intenção do consumidor “Eu mereço”

Procure aproveitar as intenções dos consumidores nas diferentes datas do fim e do começo de ano: black friday, cyber monday (caso você possua uma loja online), 13º salário, natal, ano novo, e o saldão. Sendo assim, fique atento e procure prender o interesse do seu público e seja assertivo na sua comunicação, ou seja, naquilo que você quer passar. 

Em cada uma das datas, o consumidor terá uma diferentes intenções, na imagem abaixo é possível observar as diferenças de cada data. Com o 13º, o consumidor se organiza, no Natal, ele se presenteia, no Ano Novo, se renova, e com o saldão de ano novo, ele aproveita as ofertas. 

Fonte: Think with Google (2018).

Para você não se perder nas contas, controlar os descontos e as vendas realizadas, recomenda-se um bom sistema de gerenciamento que lhe ajudará a organizar  sua loja e saber se você não gastando mais do que ganhando.

O Kero Moda é um sistema que não lhe deixará na mão, e conta com diversas telas intuitivas para facilitar o dia a dia na sua empresa. Ele organizará todo o seu estoque, vendas, lucros e compras, com relatórios completos e com informações seguras.

Sobre a Black Friday

Esta data, nos EUA, acontece tradicionalmente no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, com o objetivo de garantir produtos com ofertas de até 90% de desconto. O termo Black Friday vem do inglês, que significa “Sexta-feira Negra”, e era utilizado para denominar eventos muito diferentes do que conhecemos atualmente.

Segundo a BBC Brasil, foi em setembro de 1969, que o termo foi usado pela primeira vez, quando houve uma tentativa de se apoderar do mercado de ouro na Bolsa de Nova Iorque, necessitando da intervenção do governo norte-americano, por meio do elevação de oferta de matéria-prima ao mercado, reduzindo os preços, o que levou muitos investidores à falência.

Em 2001, a data se tornou o maior dia de compras nos EUA e passou a ser expandida para outras partes do mundo, o Canada adotou a estratégia, após ver seus clientes se dirigindo ao sul para conseguir grandes descontos. 

Referências

BBC BRASIL. De onde vem o nome Black Friday? Dez curiosidade sobre a data. In: BBC News. 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-38087960>. Acesso em: 30 out. 2018.

CAKE ERP. Black Friday: 10 dicas para preparar a sua loja em 2018. Disponível em: <https://cakeerp.com/blog/black-friday-dicas-para-preparar-loja/>. Acesso em: 30 out. 2018. 

GUIMARÃES, Vinicius. 7 erros que você não pode cometer ao fazer suas ofertas na Black Friday. In: Escola de E-commerce. 2018. Disponível em: <https://www.escoladeecommerce.com/artigos/erros-que-voce-nao-pode-cometer-ao-fazer-suas-ofertas-na-black-friday/>. Acesso em: 30 out. 2018. 

MACEDO, Joyce. A Black Friday está aí! Veja como se organizar. Canaltach, 2015. Disponível em: <https://canaltech.com.br/produtos/a-black-friday-brasileira-esta-chegando-veja-como-se-organizar/>. Acesso em: 30 out. 2018.

MARINHO, Maria Helena. Temporada Black Friday: muito além da sexta-feira. Think with Google. 2018. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/temporada-black-friday-muito-alem-da-sexta-feira/>. Acesso em: 30 out. 2018.

Revista ÉPOCA. No Brasil, 92% dos lares têm celular, mas apenas 66% têm esgoto tratado. In: Época Negócios – Globo. 2017. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/11/no-brasil-92-dos-lares-tem-celular-mas-apenas-66-tem-esgoto-tratado.html>. Acesso em: 30 out. 2018. 

Ultima Atualização: 14/09/2020.