Como e Porque Realizar um Pós-Venda em uma Loja de Varejo

Por Leticia Sakai

Você sabia que manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos que conquistar um novo? Informação diferente né, mas o grande visionário da Economia e Marketing Philip Kotler afirmou, pois entende-se que seu cliente atual já foi convencido a comprar em sua loja. No entanto, o novo cliente precisará passar pelo processo de reconhecer a necessidade de compra, afim de conhecer sua marca, e consequentemente considerar que sua loja oferece a melhor opção para satisfazê-lo, e se convencer que o seu produto apresenta um valor maior que o preço cobrado.

Confira os benefícios que um pós-venda pode trazer para sua loja de varejo:

1. Identificação de problemas e melhoria na oferta

Faz toda a diferença quando o cliente se sente importante não só durante a compra e o pagamento, após esse momento. E como fazer isso? Caso o vendedor não tenha autonomia para resolver possíveis problemas com o pós-compra, ele pode mostrar que a marca se preocupa com o problema do cliente, e que tem interesse em resolvê-lo o mais rápido possível. Uma das formas de identificar problemas é quando marca disponibiliza pesquisas de satisfação para o cliente. Ao receber um feedback negativo, rapidamente, a marca pode melhorar em pontos específicos do produto/serviço.

2. Reativação de clientes

Sabe aquele cliente que comprou algumas vezes e sumiu? Entrar em contato por meio de e-mails que informem novos serviços e produtos, pode despertar o interesse dele novamente, ou simplesmente chamar a atenção dele para o seu programa de fidelidade. Além de evidenciar sua presença entre os concorrentes.

3. Diferencial competitivo

O pós-venda transforma seu atendimento em um diferencial competitivo. Proporcionando um atendimento exclusivo, você cria vantagem sobre seus concorrentes ajudando seu cliente a comparar preços e perceber sua preocupação com a satisfação dele.

4. Disseminação da marca

Já ouviu falar do marketing “boca a boca”? Um cliente satisfeito compartilha suas experiências com amigos, familiares e até em postagens nas redes sociais hoje em dia. O pós-venda tem duas funções nesse processo: garantir que o cliente está contente com o negócio, fazendo uma propaganda positiva dele, e enxergar a proporção de consumidores satisfeitos com a compra.

5. Fidelização do cliente

Quando nós preferimos uma marca é sinal que confiamos nela. O pós-venda entra nessa relação para reforçar esse laço, seu contato com o cliente não precisa ser apenas para vender. Você pode presenteá-lo com benefícios, brindes simples em aniversários, datas especiais ou mandar mensagens. Isso faz com que ele sinta que tem valor para sua loja.

Agora você sabe os benefícios de investir no pós-venda em sua loja de varejo. Essa estratégia é essencial para o negócio que quer aumentar seu faturamento e prestar um bom serviço. 

Se sua loja faz uso de um sistema especializado em varejo de moda, que faz cadastro de e-mail e informações do cliente, isso facilitará no desenvolvimento do pós-venda. O Sistema Kero Moda oferece um software confiável e eficiente para o seu negócio, que notifica sobre datas de aniversários e compras realizadas facilitando seu pós-venda.