Gestão Financeira: Como gerir sua loja nesse momento

Por Micheli Montarini

A gestão financeira de loja não é uma tarefa fácil, pois exige conhecimento, jogo de cintura e tempo. Mas não é nada que uma boa dose de disciplina e muita disposição não o ajudem a tornar isso possível.  E nesse momento que estamos vivendo devido o avanço do novo coronavírus, deixou essa tarefa de gerenciar a sua loja mais necessária.

Pois nesse momento, as micro e pequenas empresas estão sofrendo uma queda de receita. E fazer um planejamento de forma rigorosa e formal, colocando no papel, e não deixando somente na cabeça. Pode te ajudar a se manter no mercado.

Por isso, pare tudo que você está fazendo e dedique-se a leitura desse conteúdo. Separamos algumas dicas infalíveis para a sobrevivência da  sua loja nesse momento.

1 – Levante todas as despesas da sua loja 

É necessário, e pode até parecer óbvio, levantar todas as despesas da empresa, isso vai te ajudar a ter uma visão melhor dos gastos. Afinal, as entradas podem até ser previsíveis, porém as saídas serão certas. E isso vai ajudar muito na sua gestão financeira e em uma previsão do que não é necessário e o que poderia ser cortado do seu orçamento. 

2 – Controle suas vendas

Acredito que você lojista já deve ter ouvido muito esse conselho de controlar as suas vendas. Afinal, adotar esse controle possibilita prever as receitas futuras, e consequentemente, programar as suas compras. Desta forma, contribui em uma boa gestão financeira de loja.

Além disso, torna mais fácil acompanhar o comportamento mensal das vendas, as variações devido a sazonalidade, e não menos importante o prazo médio dos pagamento realizados a prazo.

Veja mais sobre gerenciamento de loja neste post blog: Quatro Perguntas que Todo Lojista de Moda Deveria Fazer

3 – Faça gestão dos seus preços

A precificação é uma questão comum a qualquer loja, mas os valores de vendas dos produtos precisam ser definidos dentro de bases importantes e sólidas. Afinal, quanto cobrar pelo que é comercializado na sua loja?

Essa dúvida que dá origem a importância da gestão dos preços. Onde o conceito significa nada mais que o controle e a observação contínua de quanto é cobrado por produto

Para isso é fundamental acompanhar algumas questões relacionadas à atividade da empresa e tudo que a envolve, especialmente, quanto é preciso desembolsar para seu funcionamento.

Desta forma, você consegue saber qual o valor mínimo que pode vender um produto. No qual no momento que estamos vivendo é fundamental, saber o quanto de desconto você pode oferecer para o seu cliente. 

4 Faça fluxo de caixa 

É essencial ter um fluxo de caixa para o bom funcionamento da sua loja, que é o controle de entradas e saídas de dinheiro, pode ser um fluxo bem básico. 

Para você medir quando vai precisar de dinheiro e ver quando vai precisar falar com o seu fornecedor. Uma opção é uma planilha de Excel para realizar este controle. 

Porém, um sistema de gestão específico para varejo de moda auxilia e automatizaria esse processo conforme o registro as vendas e o contas a pagar.

Saiba mais sobre fluxo de caixa neste post blog: Conferência e Fluxo de Caixa: Qual a diferença e importância

5 – Tome boas decisões

Planejar as receitas e as suas despesas e verificar se vai ter problema nos próximos meses é muito importante, e ter esse planejamento anotado ajuda na visualização para tomada de decisão.

Se algo não deu certo e você precisa racionalizar, e quando tem anotado e não acontece o que era presumido, você parte para uma tomada de decisão em cima dos dados e do acontecido.

Por isso, é fundamental que faça o planejamento e caso veja que o cenário não é favorável entre em contato previamente com os seus fornecedores. Não deixar para negociar quando o título já estiver vencido ajuda na negociação.

Para cuidados iniciais é importante ter uma boa gestão financeira de loja e mais planejada, e quem gerencia corretamente tem o negócio na mão e pode tomar boas decisões.

6 – Aproveite a tecnologia 

A tecnologia surgiu para facilitar o cotidiano, bem como, aprimorar os processos que desenvolvemos. Para gestão financeira existem algumas ferramentas que contribuem no dia a dia.

Dessa forma um software de gestão específico para varejo é um meio extremamente eficaz, que pode te auxiliar e automatizar algumas tarefas. Sendo que, gera informações de fluxo de caixa, através do lançamento das vendas e do contas a pagar. Mapeia as suas vendas, por forma de pagamento e pelo produtos vendidos da sua loja.

Ou seja, ele pode simplificar e auxiliar na gestão completa da sua loja, e gerar relatórios para tomada de decisão que você precisa. Com isso, você pode dedicar o seu tempo com ações para o crescimento de outras áreas de sua loja.