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Vendas de Natal: como preparar sua loja e fechar o ano com saldo positivo?

Por Agatha Schmeiske

O fim de ano já chegou e é hora de se preparar para as vendas de Natal!

Com a flexibilização da quarentena, decorrente da Covid-19, a expectativa é que o movimento e as compras sejam maiores no final deste ano.

Uma pesquisa da CNDL apresentou que 39,3% dos jovens de 18 a 34 anos pretendem gastar mais em relação às compras de fim de ano de 2020. E as justificativas mais utilizadas para essa resposta foram: dar um presente melhor (38,6%) e dar mais presentes (31,5%).

Para você aproveitar esse movimento do mercado e a procura expressiva por presentes, listamos alguns insights neste conteúdo para você fechar o ano com o saldo positivo na sua loja!

Vendas de Natal: entre no clima

O fim de ano possui um clima especial e muito próprio. Nesta época, as pessoas já estão pensando nas festas, viagens e comemorações com a família.

Faz parte da nossa cultura entrar em clima natalino. E para quem vai realizar as compras, isso é um grande gatilho mental, que vai gerar conforto e confiança.

Vitrine e a identidade visual da loja

Decorar a loja com adereços natalinos já é uma necessidade atualmente. As pessoas esperam isso das lojas e empresas.

Então, realizar uma decoração e ter enfeites não é um diferencial, mas é um grande passo para conquistar os consumidores.

Agora, para se destacar da concorrência é necessário montar vitrines diferentes e encantadoras.

O mais comum e tradicional são as cores verde e vermelho, uma árvore de natal, bonecos de Papai Noel e guirlandas, o que é também uma boa opção.

Mas existem outras diversas possibilidades para investir na decoração. Confira algumas inspirações diferentes na imagem abaixo.

Mídias digitais

Assim como na loja física, as mídias sociais também precisam entrar no clima de Natal.

Essa comunicação visual vai criar um ambiente mais familiar e de aconchego, também para os seguidores.

Existem infinitas possibilidades para realizar isso nas redes sociais. Confira algumas formas para aplicar esse contexto nos canais da sua empresa:

  • Fotos da própria decoração da loja;
  • Imagens que remetem às comemorações de fim de ano;
  • Fotos de tendências para o próximo ano.

Interação com o público

Busque desenvolver e divulgar alguma ação diferente do que seu público está acostumado.

Você pode criar cartões, brindes ou presentes personalizados para entregar junto às compras.

Além de outros tipos de campanhas para que os consumidores fiquem atentos às suas novidades, publicações e comunicação, como sorteios e ofertas relâmpago.

Sorteio ou concurso

Os sorteios já são muito comuns na plataforma do Instagram, o que é uma oportunidade, já que as pessoas estão acostumadas a participarem.

Mas também é possível realizar outras práticas, como sorteios apenas para quem comprar em sua loja ou concurso de fotos, publicações etc.

Ofertas relâmpago

As ofertas relâmpagos são promoções rápidas, com prazos curtos e, muitas vezes, lançadas sem aviso prévio.

Uma excelente opção para manter os seguidores e consumidores atentos às suas novidades e posts.

Divulgue com antecedência em suas mídias que durante a semana ou mês você irá liberar algumas promoções. É extremamente importante avisar os clientes e seguidores para eles poderem acompanhar e esperar os descontos.

Lista de desejo ou compras de Natal 

Criar uma lista de desejos ou lista de compras para o Natal pode ser uma excelente opção para sua loja.

Assim, as pessoas podem já avisar amigos e familiares que as peças que desejam estão na sua empresa, gerando mais vendas e, até mesmo, um ticket médio maior.

Organização do estoque

Nas vendas de Natal, a expectativa é que o movimento da loja e as vendas aumentem. 

Por isso, nesse momento com o fluxo maior, é extremamente necessário ter um controle de estoque bem alinhado.

Começar a preparação para o fim de ano com um balanço de estoque é uma boa estratégia para aumentar o controle na loja.

Assim, durante o pico de movimento, sua loja não terá problemas ao passar uma venda e acabar atrasando os atendimentos.

Promoções exclusivas

As promoções influenciam em decisões dos consumidores. Integrar o fim de ano com promoções exclusivas é uma excelente estratégia.

Assim, é possível incentivar o público a entrar na loja, levando a conhecer outros produtos. Além de aumentar o giro de estoque, e vender peças que estavam paradas há muito tempo.

Ofereça benefícios para 2022

Nem todos os consumidores estão realizando compras com o motivo específico relacionado ao fim de ano. Então, ofereça benefícios relacionados ao próximo ano.

A primeira situação que você pode pensar é divulgar seus produtos como tendências para 2022, que vão servir a longo prazo e a compra será um investimento.

Além disso, é possível incluir as condições de pagamento para o ano seguinte, que também são atrativas. Por exemplo: 1ª parcela para janeiro ou fevereiro.

Prepara-se para o período de trocas

Com o aumento das vendas é muito comum que haja maior quantidade de trocas e devoluções de produtos, principalmente depois do Natal e da virada de ano. 

Para não ter problemas futuros, é essencial ter um bom controle de trocas e ter acesso a informações essenciais, como a quantidade de trocas no período e registro da devolução do produto ao estoque.

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