Aumento nas Vendas de Fim de Ano: Controle de Trocas

Por Gabriela Ramos

O fim de ano já bateu na nossa porta e com ele vem sempre aquela expectativa do aumento das vendas, não é mesmo? Proporcionalmente, é natural que as trocas nesse período também aumentem de maneira significativa. Por isso, é essencial um assertivo controle de trocas nas vendas de fim de ano.

Já que com o crescimento de compras tanto pessoais como presentes, muitos clientes precisam realizar a troca de algumas peças. O estoque é o coração de um centro de varejo, e manter a sua organização principalmente durante essa época é fundamental para o bom funcionamento da empresa em todos os setores.

Com a adoção de um sistema de gestão você poderá controlar de maneira correta o seu estoque de trocas e evitar um possível prejuízo em três áreas do seu negócio:

  • FISCAL: manter o controle de entradas e saídas de trocas e devoluções é fundamental para evitar problemas fiscais no seu negócio. Com um controle de movimentações você está sempre ciente sobre cada baixa e devolução que ocorre em seu estabelecimento. 
  • GERENCIAL: o cuidado com as trocas está intimamente ligado à gestão de estoque e a compra de novas mercadorias, por esse motivo é fundamental que o controle de trocas seja feito de forma correta, pois qualquer erro pode afetar esses dois processos. 
  • FINANCEIRO: a perda de produtos é um prejuízo que nenhum varejista deseja ter, não é mesmo? Um processo eficaz de troca ajuda a impedir perdas de peças e reduzir prejuízos para o caixa da empresa.

Mas o que a lei diz sobre a política de trocas? 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente tem direito a troca em até 30 dias se o produto apresentar defeito. Vale sempre lembrar que o consumidor que retorna para a troca deve estar com a Nota Fiscal do produto em mãos.

E como lidar com controle de trocas?

Com o aumento do fluxo de vendas dos finais de ano, é comum que muitos comerciantes se preparem para o aumento de trocas que acontecerá em sua loja. E por isso, listamos a seguir algumas dicas de como controlar o seu estoque de trocas durante as vendas de fim de ano. Através dessas informações é possível evitar diversos transtornos causados pelos inúmeros processos de troca que acontecem durante esse período.

01 – Local para estoque de troca:

É importante que em seu depósito haja um lugar reservado para mercadorias de troca. Deve ser um local de fácil acesso e identificação, é fundamental que as peças não se misturem umas com as outras. Isso ajuda na contagem e na identificação dos produtos, poupando tempo e agilizando cada vez mais os processos do estoque da sua loja. 

02 – Responsável pelo estoque de trocas: 

Estabeleça alguém para ser o responsável pelo seu estoque de trocas, pode ser até mesmo a pessoa que cuida do seu depósito de forma geral. O importante é que sempre haja alguém à frente das operações que acontecem em seu estoque.

03 – Registre todas as suas operações: 

Tudo o que for transferido para o estoque de trocas deve ser lançado no seu sistema ERP, o responsável pelo estoque deve cuidar dessa parte, não deixando nenhuma mercadoria seja inserida no estoque sem que a mesma seja lançada no sistema. 

04 – Realizar inventários periódicos no estoque: 

Da mesma forma que você realiza inventários no seu estoque de vendas o mesmo precisa acontecer com as suas trocas. Assim, é possível obter um maior controle da quantidade de produtos que você possui, e também acompanhar o estado de conservação de cada peça. 

Controle total das trocas e vendas de fim de ano

Com um software de gestão eficiente é possível cuidar de todas as suas trocas durante o fim de ano com toda a segurança e cuidado possível, e o Kero Moda é o sistema ideal para isso! 

Além disso, o sistema Kero Moda oferece conteúdos e ferramentas gratuitas que irão ajudar o seu varejo a decolar nas vendas! Quer saber mais? Conheça nossos materiais gratuitos e nossas redes sociais!