A Black Friday 2021 já está aí, e os consumidores estão ansiosos pelas promoções desta data comemorativa.
A data está se popularizando cada vez mais nas vendas do varejo e estilo de compra dos consumidores, sendo um dos momentos mais aguardados para as compras de fim de ano.
Uma pesquisa da Adyen apontou que 50% dos participantes estão ansiosos para voltar a comprar presencialmente.
E a Driven, relatou em uma pesquisa sobre a Black Friday de 2021, que 26% dos integrantes realizam compras todo ano.
Para te ajudar a preparar sua loja e ter sucesso na Black Friday 2021, confira os principais pontos que separamos para sua loja.
Black Friday 2021: atenção nas decisões estratégicas de gestão
Ter um planejamento de gestão eficiente vai contribuir para que sua empresa tenha resultados satisfatórios e alcance os objetivos.
Neste momento, é essencial direcionar a atenção para o controle da loja, nas áreas que vão ter mais influência nas vendas, como:
- Quantidade de peças em estoque e se o balanço está em dia;
- Produtos que mais saem ou estão mais tempo parados no estoque;
- Conhecimento da margem de lucro dos produtos, grupos ou marcas.
Selecione os produtos para colocar em promoção
Cada empresa pode abordar uma estratégia diferente para aplicar os descontos e escolher produtos específicos para a promoção.
Mas existem alguns tipos de produtos-chave que podem contribuir para sua loja, como os produtos com maior margem de lucro ou que estão encalhados no estoque.
Produtos com alta margem de lucro vão te permitir trabalhar com promoções mais flexíveis, e até mesmo com a estratégia de diferentes níveis de descontos. Já os produtos encalhados no estoque são uma boa tática para vender algumas peças que estão paradas há um bom tempo e aumentar o giro de estoque.
Tenha atenção com a margem de lucro
Os descontos são uma opção incrível para aumentar o número de vendas, e assim ganhar pela quantidade.
Porém, é necessário ter uma atenção redobrada e saber a margem de lucro de cada produto, para que não aconteça de vender produtos abaixo do custo, e acabar tendo prejuízo.
Prepare a equipe e fortaleça o atendimento
Antes das vendas da Black Friday 2021 começarem, é importante que a equipe esteja preparada e em sintonia, para realizar uma comunicação harmônica, que também deve ser integrada com as mídias digitais utilizadas pela empresa.
Mas, para ter resultados positivos, é necessário que o time de vendas esteja de acordo com as táticas que estão acontecendo. E manter a equipe motivada pode refletir de forma considerável nas vendas da loja.
Alinhe com o time como é possível que este momento seja vantajoso para ele também. Um ponto comum, e atrativo, é a comissão aos colaboradores, dessa forma, você pode analisar a possibilidade de gerar comissões mais altas.
Novas tendências de consumo
Agora começamos a falar do principal: os clientes.
São os clientes que vão fazer o sucesso da Black Friday 2021. Por isso, além de bons descontos, a comunicação e divulgação devem ser extremamente atrativas.
Os consumidores estão exigindo que as empresas adotem novas tendências de consumo que vão facilitar as compras e a tomada de decisão com mais qualidade.
Na pesquisa da Driven, sobre a Black Friday de 2021, 32,7% dos participantes responderam que no último ano compraram em loja online; 22,8% em loja física; 17,8% em ambos canais.
Diferentes canais para divulgação e vendas
As pessoas estão optando pelo uso de diversos canais, tanto para socialização ou entretenimento, quanto para realizarem suas compras.
Segundo uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas.
Dessa forma, é essencial analisar as mídias que estão presentes no cotidiano do seu público-alvo, e buscar realizar uma comunicação eficaz através desses meios.
O omnichannel, é um excelente exemplo, que surgiu a partir dos novos modelos de consumo, seu objetivo é desenvolver conteúdos integrados entre os canais de comunicação, para melhorar a experiência do consumidor e o relacionamento com a empresa, facilitando o contato.
Promoções exclusivas para clientes fiéis
Clientes fidelizados são ótimos aliados para a empresa, porque tendem a voltar e realizar novas compras sem muito custo ou investimento.
Para gerar um relacionamento tão fortificado com eles, é necessário um tempo e uma comunicação personalizada. Sendo assim, o pós-vendas é a estratégia ideal para gerar fidelidade.
Diferencie os clientes que já possuem uma relação mais forte com sua loja e realize promoções ou condições exclusivas, para demonstrar o seu afeto e gratidão a essas pessoas e continuar com a ligação entre vocês.
Facilite a jornada de compra do consumidor
A jornada de compra é um desenho ou descrição, como na imagem acima, do processo que os consumidores fazem durante a aquisição de um produto ou serviço, desde o momento de descoberta ou desejo até a finalização da compra.
As promoções são uma forte influência para a tomada de decisão sem planejamento, ou seja, compras por impulso.
Mas, neste ponto, a ideia é facilitar ou simplificar a jornada de compra. Para isso, é necessário remover os pontos de atrito desnecessários no processo.
Entenda quais são as etapas da jornada que têm uma duração maior para gerar soluções mais rápidas.
Inclua a forma de pagamento online para seus clientes
Atualmente, muitos consumidores estão optando por realizar as compras 100% online. E essa opção está ficando cada vez mais acessível aos consumidores e às empresas.
Mesmo sem um catálogo online, um e-commerce ou estar em um marketplace, agora é possível incluir a forma de pagamento online com facilidade para os clientes. Confira algumas opções:
- Pix, uma forma transferência de dinheiro digitalmente e gratuita;
- Links de pagamento que aceitam boleto bancário ou cartões de crédito e débito, por meio de plataformas como PicPay ou Mercado Pago;
- WhatsApp Pay (ou WhatsApp Pagamentos), que já está integrado com bancos digitais.
Faça uma campanha de pós-vendas para fidelizar os clientes
O pós-vendas oferece muitos benefícios para a empresa, como já vimos anteriormente.
E com o esperado aumento das vendas, tende a aumentar a quantidade de clientes também.
Para fidelizar os clientes, comece com ações simples que estão dentro do seu alcance e busque evoluir constantemente para aprimorar o relacionamento.
O primeiro passo é realizar um cadastro completo dos compradores da loja, incluindo a data de aniversário. Estas informações vão permitir um contato com mais propriedade futuramente.
Você terá acesso com facilidade a estes dados, como o aniversário ou data de última, com um específico sistema de gestão para lojas do varejo de moda.
Dessa forma, com uma ferramenta especializada nas necessidades da sua empresa, você terá como realizar ações com seus clientes com agilidade e segurança, gerando resultados a longo prazo.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo ou quer saber como o Kero Moda, sistema específico para lojas do varejo de moda, pode colaborar para a autonomia e controle da gestão da sua loja, entre em contato conosco.