Já estamos nas últimas semanas do ano, e você, já se preparou para as vendas de fim de ano? Não, então vamos nessa que hoje falaremos como você pode sair lucrando nas festas de final de ano.
O fim de ano é repleto de datas comemorativas que você pode utilizar para conseguir mais clientes para a sua loja de roupas ou de calçados. Você sabe quais são as datas que você pode aproveitar?
Começando pela Black Friday, que como já explicamos em um post anterior, é uma época que pode trazer grandes lucros se você souber preparar a sua loja, colocando produtos com ofertas arrebatadoras e garantindo uma ótima experiência de compra para o seu cliente.
Confira abaixo como você pode estar lucrando nesta época de fim de ano com algumas dicas espetaculares para você aproveitar.
1 – Aposte em outros tipos de vendas
No seguinte dia útil ao Black Friday, foi criada a chamada Cyber Monday (Segunda Cibernética), para lojas que possuem um e-commerce, realizando promoções via internet, procure alcançar o maior número possível de audiência, aposte nos mais diversos canais de venda online: Facebook, Instagram, WhatsApp, etc.
A partir dessas plataformas, você pode estar expandindo as suas vendas para mais locais. Procure saber se os seus consumidores são do seu bairro ou da sua cidade, se possível, busque expandir para mais estados ou até outros países. Atenda seus clientes aonde eles estiverem!
2 – Enfeite a sua loja e encoraje o espírito natalino dos seus clientes
Todo mundo gosta de ver novidades e estar dentro das inovações e a tendência de agora é o Natal. As pessoas começam colocando adereços nas suas casas, arrumando a árvore de natal, e planejando a ceia ou as festas…
Você, lojista, também deve mudar a decoração da sua loja, inspire-se nessa data, renove o layout e pense também nos produtos que você pretende oferecer. Mas não se preocupe de gastar muito em decoração, você pode estar reutilizando as suas decorações de outros anos, caso tenha guardado.
Você pode estar criando decorações criativas para a sua loja sem gastar muito! Use papéis recortados, luzes, laços, galhos de árvores, bolas, papéis de parede. Pense no que as pessoas mais gostam de fazer: tirar fotos para postar nas redes sociais. Se puder, abra um espaço na sua loja e decore com a temática como sendo um espaço “instagramável” para que seus clientes possam tirar fotos e marcar a sua loja.
Além disso, procure sempre estar atento às publicações marcadas, se alguém te marcou ou compartilhou uma postagem ou uma foto sua, curta seu comentário e responda.
3 – Prepare a sua equipe
Tenha a sua equipe preparada para atender seus consumidores, nunca os faça esperar e saiba lidar com o aumento na demanda. Treine seus funcionários e garanta que todos saibam do estoque e argumentem todas as objeções de seus clientes, até aqueles que estão somente olhando produtos. Nessa época, é muito importante que você saiba impressionar para não perder para a concorrência.
4 – Tenha controle total sobre seu estoque
Troque de lugar com o seu cliente e pense em uma situação em que ele não encontra o produto desejado. Como você acha que vai ser a experiência dele na sua loja?
Você terá perdido uma venda e poderá ganhar uma má reputação, tanto na cidade quanto no seu site.
Nesta época de final de ano, é imprescindível que você controle o que sua loja tem de estoque, além de fazer métricas de outros anos e outros períodos. O que foi mais procurado e o que não vendeu tanto. Para facilitar isto, você pode estar utilizando um software de gerenciamento para controlar seu estoque e ter uma previsão de vendas mais assertiva, baseada em dados estatísticos.
5 – Ofereça vales-presentes
Uma boa estratégia para ser utilizada durante a época de fim de ano é oferecer vales-presentes. Muitas pessoas ficam indecisas sobre como presentear seus amigos e familiares, e com o vale-presente aumenta a possibilidade de ambas as pessoas (o amigo/familiar e a presenteador) se tornarem clientes regulares da sua loja.
6 – Pense no período de troca de produtos
“Troca” uma palavra que causa pesadelos em muitos lojistas. Abandone esse preconceito de zero ganhos no período de trocas de produtos, existem excelentes oportunidades de gerar novas vendas e conquistar novos clientes.
Você pode oferecer produtos relacionados ou complementares, tente fazer uma venda adicional explicando a necessidade deste item para o cliente. Apresente argumentos plausíveis para o consumidor que veio trocar a peça que ganhou, aproveitando para oferecer produtos similares, por exemplo:
- O produto de primeira linha ou om melhor qualidade;
- A diferença a ser paga por ele, ser menos da metade que ele pagaria em outras condições.
7 – Saiba as datas comemorativas e as intenções de seus clientes
Como já havia falado em um post anterior, cada data comemorativa do final e do começo do ano, deve ter um tipo de estratégia, pois em cada um, o consumidor possui um tipo de intenção de compra.
Segundo a gerente de Insights de mercado do Think With Google, o consumidor na Black Friday sai em busca de produtos pela Intenção “Eu Mereço”, onde, na sua mente, por ter esperado o ano inteiro, ele é digno de gastar um pouco de suas economias nas ofertas desse período. Na imagem abaixo, você pode comparar as diferentes datas e as intenções de seus clientes.
Viu como é fácil planejar as suas vendas de final de ano? Agora é “mãos as obras” e conquistar muitos clientes.Para ajudá-lo a administrar os descontos e as ofertas que você fará durante esta época, existe um sistema específico para o gerenciamento de lojas de varejo de moda, que irá facilitar o dia-a-dia na sua empresa.
O sistema KeroModa irá trazer muitos benefícios para o seu negócio.
Referências
EPAY BRASIL. Festas de fim de ano: saiba como preparar a sua loja estrategicamente. Disponível em : <http://epaybrasil.com.br/blog/festas-de-fim-de-ano-saiba-como-preparar-sua-loja-estrategicamente/>. Acesso em: 13 de nov. 2018.
ECOMMERCE BRASIL. 10 maneiras de preparar o seu e-commerce para as vendas de final de ano. Disponível em : <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/10-maneiras-de-preparar-seu-e-commerce-para-as-vendas-de-final-de-ano/>. Acesso em: 13 de nov. 2018.
HIPER. Aprenda a como se preparar para as vendas de fim de ano. Disponível em: <https://hiper.com.br/blog/como-se-preparar-vendas-fim-de-ano/>. Acesso em: 13 de nov. 2018.
BLOG DO VAREJO. 4 dicas para planejar suas vendas de final de ano. Disponível em: <http://blog.gazinatacado.com.br/4-dicas-para-planejar-suas-vendas-de-final-de-ano/>. Acesso em: 13 de nov. 2018.